Ações e Programas

/

 

 

Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

As informações referentes aos principais ações e programas desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN estão compiladas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Plano de Gestão 2019-2023.

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional expressa, a um só tempo, os rumos do desenvolvimento, as metas a serem alcançadas e o compromisso da UFRN com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte, do Nordeste, do País.

 

O Plano de Gestão é resultado de um diálogo mantido com todos os segmentos da nossa instituição, reafirmando e aprofundando os compromissos assumidos na Carta Programa com qual nos apresentamos à comunidade na última eleição para a Reitoria. No processo de discussão, a proposta inicial foi enriquecida com as valiosas contribuições apresentadas durante as 24 reuniões realizadas em todas as unidades da UFRN e nas entidades representativas dos professores, alunos e técnico-administrativos e também aquelas recebidas por mensagens eletrônicas. O documento reitera o justo aporte da ética, do pluralismo, da democracia e do respeito à diversidade como princípios que orientam as ações cotidianas de quem atua numa Instituição Federal de Ensino Superior pública.

 

O Plano de Dados Abertos (PDA) tem como objetivo orientar as ações de implementação e de promoção da iniciativa de abertura de dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O PDA atende às exigências estabelecidas no Decreto no 8.777 de 2016 e suas ações estão em consonância com o disposto na Lei de Acesso à Informação – LAI; Lei Nacional de Proteção de Dados Pessoais - LGDP, no art. 48 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000; na Instrução Normativa SLTI no 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos); no Decreto Presidencial no 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais); assim como com os compromissos assumidos pelo Executivo Federal no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP). 

A UFRN, por meio deste documento, estabelece a sua estratégia para abertura de dados, definindo um conjunto de ações para viabilizar a prática de dados abertos na instituição. O PDA é um instrumento de planejamento e coordenação da política de disponibilização de dados abertos válido para o biênio 2019-2021. Ele representa um marco na valorização da transparência, permitindo o aprimoramento da gestão pública por meio do acesso à informação e estímulo à participação e ao controle social. Clique aqui para acessar o Portal de Dados Abertos da UFRN

 

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o instrumento de planejamento das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com isso, buscam-se justificar os recursos aplicados em TIC, minimizar o desperdício, garantir o controle e aplicar esforços naquilo que é considerado mais relevante a fim de otimizar o gasto público e melhorar o serviço prestado à comunidade.

 

Plano de Integridade busca desenvolver e adequar ao cotidiano da UFRN às orientações por ela assentada. Sua existência visa a inibir e, quando for o caso, combater e punir desvios comportamentais que venham a ocorrer no Serviço Público, desvios esses que, em boa hora, a própria sociedade deliberou coibir. Outro não pode ser o comportamento do Servidor Público. Como lembra a apresentação do programa elaborado pela CGU, é imprescindível a quem atua em instituição pública orientar-se pelos valores da Transparência, da Ética, da Imparcialidade, da Excelência, do Foco do Cidadão e da Idoneidade, que, numa espécie de antecipação, já compunham, aliás, o ideário que enformou o Plano de Desenvolvimento Institucional de nossa instituição.

 

Plano de Gestão de Riscos apresenta a metodologia de gerenciamento de riscos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), detalhando os Processos de Gestão de Riscos previstos na Política de Gestão de Riscos da UFRN, instituída pela Resolução UFRN n.o 016/2017-CONSAD. Neste plano estão descritas a aplicabilidade do plano de gerenciamento dos riscos, as referências normativas, o referencial teórico, as responsabilidades, e o processo de gestão de riscos e os benefícios decorrentes da sua implantação.

 

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é constituído por um conjunto de 9 (nove) Planos de Ação (PA), cada um contendo metas gerais que abrangem todos os campi e metas específicas compatíveis com a realidade de cada campus, direcionadas para a implantação, monitoramento e avaliação de práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços nas seguintes áreas: I - material de consumo compreendendo, pelo menos, papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão; II – energia elétrica; III – água e esgoto; IV – coleta seletiva; V – qualidade de vida no ambiente de trabalho; VI – compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obras, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial; VII – deslocamento de pessoal, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes.

 

Plano Estratégico de Internacionalização apresenta as estratégias para a ampliação da sua inserção internacional, bem como as metas a que, uma vez atingidas, somadas ao que se obteve até o presente, resultarão na solidez de um processo de crescimento permanente e autossustentável. As parcerias com instituições internacionais e instituições brasileiras parceiras em atividades no exterior tem permitido uma cooperação acadêmica e científica significativa em diferentes áreas, com resultados positivos, como a consolidação de institutos estratégicos para a pesquisa, o crescimento do número de publicações conjuntas com parceiros estrangeiros, o desenvolvimento de produtos e serviços de ampla repercussão nacional e o registro de patentes.


Políticas da UFRN demonstram detalhadamente os objetivos, a metodologia e os indicadores de resultado e impacto das intervenções da UFRN em diversas áreas. A UFRN, atualmente, conta com as seguintes políticas:

  • Política de Inclusão e Acessibilidade
  • Política de Qualidade de Vida no Trabalho
  • Política de Gestão de Riscos
  • Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Política de Segurança da Informação e Comunicação
  • Política Institucional de Informação Técnico-Científica
  • Política Editorial
  • Política de Esportes
  • Política Cultural
  • Política de Memória
  • Política Linguística
  • Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação
  • Política de Comunicação
  • Política de Internacionalização
  • Política Ambiental
  • Política de Formação dos Profissionais do Magistério
 
 

A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. Com a sua elaboração, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte firma mais uma vez seu compromisso com a população, uma vez que oferece mais informação e transparência sobre os seus serviços. A expectativa é que, com isso, o cidadão possa, exercendo o seu controle social, nos ajudar a aprimorar a qualidade e a presteza do atendimento.


 

Aspectos contábeis e financeiros dos programas e ações.

Todos os gastos com ações e programas da UFRN estão disponíveis no Portal da Transparêcia do Poder Executivo Federal. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

 

Alternativamente, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

 

  1. Acessar o site de transparência do Poder Executivo Federal: http://transparencia.gov.br/
  2. No menu superior, selecionar o item 'Consultas Detalhadas'
  3. Em seguida, selecionar 'Despesas Públicas'
  4. Escolher "Por órgão/entidade executora"
  5. Nos filtros do lado esquerdo da tela, escolher o filtro 'órgão'
  6. Inserir, na busca, o código 26243 ou a sigla UFRN
  7. Selecionar "Adicionar"
  8. Selecionar "Consultar"


A UFRN não desenvolve programas, ações, projetos e atividades que resultem em renúncias de receitas

A UFRN não desenvolve programas, ações, projetos e atividades financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)

 

Acesso à Informação - UFRN © Copyright 2012-2020. Todos os direitos reservados
Universidade Federal do Rio Grande do Norte